Na noite de segunda-feira, 26 de agosto, na Livraria do Arco da Velha, o Grupo Órbita Literária promoveu mais uma edição de seu tradicional encontro de segundas à noite. O Jornalista Ronaldo Bueno foi o convidado da 445ª edição da já tradicional e aguardada reunião, que iniciou pontualmente às 19h30, com abertura de Carlos Cattani e Claudio Troian
Bueno falou sobre jornalismo e pós-verdade, tema de sua dissertação de mestrado, que no primeiro trimestre de 2025 passará a circular na forma de livro, com o título "Crenças e conspirações: jornalismo e pós-verdade em Número Zero, de Umberto Eco".
A obra, que será publicada pela Paco Editorial, é resultado de pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura (PPGLet) da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com orientação do Prof. Dr. Márcio Miranda Alves.
Breve resumo
Ronaldo analisa as representações do jornalismo no romance "Número Zero" (2015), de Umberto Eco, e sua relação com o fenômeno da pós-verdade. O autor partiu da hipótese de que essa relação se fundamenta nas práticas editoriais adotadas pela redação do jornal Amanhã, a partir de elementos que dialogam com características da pós-verdade, e na caracterização do personagem Romano Braggadocio como caricatura do conspiracionismo.
No primeiro capítulo, o autor discute as origens e as principais características da pós-verdade, além de identificar as manifestações predominantes deste fenômeno, tais como as fake news, o negacionismo científico e as teorias conspiratórias. Na sequência, utilizou-se de estratégias de análise literária para discutir a ambientação e as práticas editorias do jornal Amanhã, cenário de boa parte do enredo do romance de Umberto Eco. Por fim, no terceiro capítulo, examinou a caracterização do personagem Braggadocio.
Sobre o autor
Ronaldo Velho Bueno é jornalista e mestre em Letras e Cultura pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem experiência profissional como produtor e apresentador na Rádio São Francisco, repórter de cultura no Jornal Pioneiro (Grupo RBS), jornalista no Instituto de Leitura Quindim e diretor de conteúdo na Sublinha! Comunicação. Participou de congressos de comunicação no Brasil, na Espanha e em Portugal. Atuou como editor-assistente da revista acadêmica Antares: Letras e Humanidades (ISSN: 1984-4921) de 2021 a 2023. Tem interesse em pesquisas nas áreas de Jornalismo e Literatura, com ênfase nas temáticas de pós-verdade, credibilidade jornalística e desinformação.O tema, absolutamente atual e importante, provocou intensa participação dos presentes ao encontro.
0 Comentários